A Paz do Senhor! Voltamos hoje com uma postagem especial, mesmo que meio atrasada, com explicações bem báscias sobre a quaresma, pra você que ainda não conhece bem esse tempo tão importante do calendário litúrgico.
Pra começar, temos que saber que a Quaresma é um período de 40 dias que antecedem a páscoa de cristo. Ela representa os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando, orando e sofrendo tentações, e por isso é considerada uma época de penitência e preparação.
Durante a quaresma, devemos nos sacrificar, seja por meio de privações físicas ou emocionais, e construir e manter uma relação (ainda) mais íntima com Deus nosso pai. Começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira santa.
Além dos 40 dias que Jesus passou no deserto, a quaresma representa também os 40 dias de dilúvio, 40 anos que o povo judeu passou peregrinando no deserto, 40 dias de Moisés e Elias na montanha e 400 anos que o povo judeu passou como escravo no Egito.
Durante esse tempo de conversão, não se canta o "Glória" nas missas e os padres usam a cor roxa. As pessoas costumam escolher um dia da semana para jejuar e um dia para abstinência de carne, que costumam ser quarta ou sexta-feira.
Também é no período quaresmal que ocorre a Campanha da Fraternidade, uma campanha ecumênica que visa arrecadar fundos e ajuda para causas sociais e/ou ambientais.
Vão com Deus e lembre-se: Quaresma é tempo de conversão, sacrifício, oração e aproximação de Deus.
" O tentador aproximou-se dele e lhe disse: 'Se és filho de Deus, ordena que estas pedras se tornem pães.'Jesus respondeu: 'Está escrito: Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus" Mt. 4: 3-4
Nenhum comentário:
Postar um comentário